sábado, 9 de fevereiro de 2008

ESTRATÉGIAS DE LEITURA 1

Algumas dicas que poderão auxiliá-lo na leitura de textos em inglês.

1. Lembre-se que a leitura não é um processo de decodificação de palavra por palavra, sendo assim, não se prenda a cada palavra do texto. Concentre-se no contexto.

2. Veja que a maioria das palavras, encontradas em um texto, são cognatas do português (palavras cuja forma escrita e significado são parecidos nas duas línguas), o que simplifica em muito a leitura de um texto.

3. Cuidado com os falsos cognatos (palavras que têm significado diferente nas duas línguas). Exemplo: bond - significa ação, título, obrigação. Os falsos cognatos têm que ser estudados e memorizados para que você não
interprete o texto erroneamente.

4. Procure o significado geral do texto, isto é, sobre o que o texto trata. Isto ajuda na "filtragem" das informações mais relevantes.

5. Quando encontrar uma palavra desconhecida, você não deve se preocupar primeiro com o seu significado. O primeiro passo é ver se a palavra é ou não importante para a compreensão do texto.

6. Lembre-se que as palavras que aparecem diversas vezes no texto, ou estão em negrito ou itálico são palavras importantes para a compreensão do texto.

7. Veja se a palavra está associada a um título, ilustração, etc., isto também é uma indicação de sua Relevância.

8. Procure entender a palavra usando o contexto onde ela se encontra.

9. Lembre-se que quando lemos, estamos constantemente predizendo o que virá a seguir, tentando ver sentido no que foi lido, verificando hipóteses.

10. Quando estiver estudando, use o dicionário apenas para encontrar o significado de palavras-chaves que você não conseguiu entender através do contexto. Certifique-se de ter escolhido o melhor significado, verificando o contexto em que ela se encontra.

Nenhum comentário: