quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ESTRANGEIRISMOS - EXERCÍCIO

Leia o texto abaixo:


“João da Silva teve um dia estressante. Enfrentou um rush danado e chegou atrasado ao meeting com o sales manager da empresa onde trabalha. Antes do workshop com o expert em top marketing, foi servido um brunch, mas a comida era muito light para sua fome. À tarde, plugou-se na rede e conseguiu dar um download de alguns softwares que precisava para preparar seu paper do dia seguinte. Deletou uns tantos arquivos, pegou sua pick-up e seguiu para o point onde estava marcada uma happy hour. Mais tarde, no flat, ligou para o delivery e traçou um milk-shake e um hamburger, enquanto assistia ao Non Stop na MTV. À noite, pôs sua camisa mais fashion, comprada num sale do shopping, e foi assistir a Shine no cinema. Voltou para o apart-hotel a tempo de ver um pedaço do seu talk-show preferido na TV...”

Você já se deu conta da infinidade de vocábulos em língua estrangeira que utiliza no seu dia-a-dia? Basta pegar um ônibus e prestar atenção nos nomes das lojas de uma grande avenida brasileira.


O texto lido e os nomes de lojas e palavras espalhadas pelas cidades possuem muitos ESTRANGEIRISMOS: palavras de outro idioma que são usadas em meio à nossa língua.


Agora releia o texto e tente reescrevê-lo totalmente em português.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Vou utilizar este exercício com os meus alunos. Obrigada! =)